segunda-feira, 8 de outubro de 2012

Você tem Medo de que?


Haddad. É, eu votei no Haddad.  E provavelmente, fiz como você segundo as pesquisas... Eu ia anular meu voto, mas foi se aproximando a data e a questão do "menos pior" foi direcionando minha posição. Fiz igual a você também, que votou no Serra. Fiz igual a você (mesmo!) que votou no Russomano. Todos nós votamos no menos pior : sem fé alguma, sem esperança alguma e prontos pra outra.

Pela primeira vez,  no entanto, eu votei sem isso como um peso... Ah! Como me doía. Hoje não: que seja o menos pior... Confesso que a questão do Russomano me deu um certo mal estar temporário. Pensar que chegamos a tal ponto da cegueira (e)vidente. Mas, por fim, tudo segue em paz... Porque a política é falida, mas nós não. Porque o ser humano pode até ser falido, mas a vida não.

Por algum tempo me vi tentando vestir a roupa militante ou consciente-não-alienada. Mas, para quê? Pergunto seriamente. Ou ao menos, mais ou menos seriamente, porque meu coração já está decidido.

Posso falar a partir de vários pontos, mas basta dizer:
Amigo, 25% dos seres humanos consomem 75% dos recursos do planeta; as 200 pessoas mais ricas têm o patrimônio equivalente ao de 2,4 bilhões das pessoas mais pobres; 1/4 das crianças brasileiras vivem na miséria absoluta; 1.500 crianças morrem a cada hora no mundo. E isso só são os dados para te aterrorizar quanto a miséria e concentração de renda. Mas o que se pode falar ainda do desastre ecológico: erosão, desertificação, adiós florestas, adiós biodiversidade, água doce!, hello lixo radioativo e blábláblá de combustível fossil... E a a ilusão dos direitos humanos acompanhada da marginalização, exclusão social, injustiça, desigualdade social-economica-política e... Racismo (a essa altura do campeonato?!)

Olhando para isso eu sorrio ao escutar o termo conscientização de voto. Sorrio mais ainda ao ver o dedo apontado para o amigo que anula o voto. Sim, e parece que eu já to escutando quem tá me lendo...É fácil falar que não funciona, mas fazer algo para mudar que é bom nada, né?... É fácil dizer que a política não funciona... É ? Eu não acho que é fácil, na verdade, não é nada fácil admitir que o sistema como um todo da democracia representativa não funciona. "Aí é pegar pesado", escuto. Democracia representativa não funcionar? E o século num-sei-quê e a Revolução Francesa, e a Revolução Americana, e... Não funciona? "Ah! Você é comunistinha, né?", "Ah! Você quer a volta da Ditadura?"... Deus me livre! Mas, e você, já viu essa democracia ai funcionar?!  Nope.

A grande questão não é o sistema, não são as eleições, não é nem o capitalismo porque todos os sistemas até então lidam com alguma forma de exclusão e violência. E você, o que você quer? Quer é que se foda qual linha ideológica porque o que quer é ser feliz e ponto.... Ou como é até moda no mundo, você quer é Amor (e você tem todo o direito!) E eu te pergunto... Dá pra ser feliz enxergando violência ?

A exclusão social e a violência sintomática são o arroz com feijão do sistema (e a farinha). Ele precisa delas. E o que faz a democracia representativa? Alguns de vocês, vão representar aqueles lá e aí, faremos o melhor para a maioria. Mas, e a minoria? A minoria, meu amigo, vai reagir... Porque ninguém quer ser excluido. O cara não quer ser excluido de uma partida de futebol na aula de educação física... O que você acha da exclusão em tudo que ele tem como parâmetro para felicidade e satisfação vai fazer com o cara? Como que em um mundo em que o valor central é o egocentrismo e o individualismo da posse e da competição contempla qualquer futuro de liberdade e não violência? Não contempla (mas não precisa se matar.)

A política está falida. A política é corrupta... Na maior essência da palavra, porque corrupto é o coração rompido. E quem é rompido na essência ou quem é fracionado no coração está corrompido por completo... Porque não dá pra pessoa ser íntegra (lembra dessa palavra?) sendo dividida. O íntegro é inteiro. E aí a gente começa apontar o dedo:  PT, o PSDB, o PP... Mas, pois é, a corrupção começa e termina em você (e em mim).

A política, assim como a linguagem, assim como as artes e qualquer coisa, é feita a sua imagem e a sua semelhança. Se não fosse, não seria tal como é... Não se sustenta. Vai ano e vem ano, vai século e vem século... E o ser humano está construindo e projetando tudo a sua imagem e semelhança fragmentada e cheia de corrupção. E eu não estou falando em aceitar o troco a mais da padaria... "Ah! O brasileiro em sua essência é corrupto". Simplicidade quase bonita esse resumo do caráter brasileiro. O brasileiro tá cansado de ter que vestir o traje de brasileiro... Entende?

Em quantas pessoas você se divide(!) no seu dia? O político, o jornalista, o pai, a mãe, o filho, o funcionário, o militante, o gentil, o bonzinho, o educado, o moralista, o libertário, o comunistinha, o revolucionário ? Eu me canso só de listar, cara... São as pequena correntes pesadas que resolve dizer que é você e pronto, se apegou e ...Rodando e cantando. Nos prendemos insanamente aos papéis que achamos que precisamos representar no palco do mundo - e isso nem é consciente! Hay que sustentar tanta corrupção. Tanto ego. Mal sabe que está alimentando toda miséria, exclusão, violência do mundo... Simplesmente porque você guardou uma raivinha toda essa loucura existe.

O mundo precisa do seu sorriso. E do sorriso leve. é o momento da maior urgência em militancia  de todos os tempos.

E as pessoas acham que o sorriso depende de coisas. Cada dia o mundo te coloca uma meta ou você se coloca uma meta. E de meta em meta que não te faz o tanto feliz quanto achava, você vai descobrindo que na verdade, verdadeira... De nada adiantou ter quatro filhos. De nada adiantou casar de véu e grinalda. De nada adiantou a casa na praia. De nada adiantou mandar os filhos pra faculdade. De nada adiantou ir pra Miami fazer compras. De nada adiantou ganhar aquela briga com seu chefe. De nada adiantou se vingar do seu ex-noivo. De nada adiantou militar a vida inteira... De nada adiantou, meu amigo, e nada (e não "de nada!") vai adiantar... E se eu te disser que enquanto você acreditar que precisa se defender, que precisa de coisas e de seguranças, que precisa ser o bom em cada máscara que você resolve que te é (e te fragmenta!) só vai alimentar cada vez mais o Tropa de Elite que tem atrás de cada medo ?  O inferno só é os outros porque é dificil demais olhar para dentro da gente. é dificil demais mudar a gente... Então, vamos mudar o mundo vai. E nos isentamos no "eu fui criado assim" Não, você foi condicionado assim.

Tá mais que proliferado a critica a sociedade paulistana - conservadora e fascista. A sociedade vai mal, e vai mal porque você vai mal. Vai ai, saindo de casa com medo, olhando as pessoas de lado, não olhando ninguém no olho e querendo atravessar a rua quando vê um mendigo. E quem tem dó? "Ai que dó do mendigo... " Sabe porque você tem dó do mendigo? Porque não tem ideia da prisão em que vive, você olha pra ele de cima pra baixo.... Sem ideia de quanto medo você sente diariamente, instantaneamente, alucinadamente. Se eu trocar a palavra medo por julgamento talvez fica mais fácil de entender...Mas, é só para ser digerido melhor porque todo julgamento é medo - vamos rotular, vamos rotular pra não sair do...Controle (xiu!) :

O quanto você deixou de ser porque não quis ser julgado? Sim, tá cheio de gente que nessa hora fala. "Não, eu não. Eu falo tudo o que penso... " Pois é, e o quanto você se julga por cada pensamento? Quem está confortável com o que pensa não precisa gritar, não precisa atacar, ele só é.  Quem está confortável em qualquer pensamento não precisa defende-lo a ferro e a fogo, meu amigo. Quem está bem sendo o que é não precisa de discussão para apontar o que pensa, não precisa convencer ninguém, só precisa mostrar... E se a pessoa não aceitar, você também aceita. Mas, não. Padecemos da prisão das prisões. Do julgamento e medo constante que precisa loucamente que o amigo diga que estamos com razão - alguém precisa validar essa realidade, consigamos o sim que nos salva diário (Eu estava certo!)....  A prisão, uma fragmentação interna que é palpável ao olhar  males sociais e psicológicos. Estamos na era do pânico, da depressão. E os muros vão subindo. Só que não são os muros dos condominios de luxo que me preocupam, esses são reflexo turvo. São os que vejo em cada um que passa na rua.... Lutando para que a sua visão do mundo seja A visão do mundo. E essa luta com o mundo é só a mimese de uma luta interna. O debate egóico constante. As pessoas as vezes gostariam de simplesmente tirar suas cabeças e deixa-las no armário com suas roupas... E pegá-las de manhã para ir trabalhar. O mundo interno pode ser feróz. O peso e contrapeso constante de quem você é com a tua parte que te julga. Exclusão social é fichinha de mudar, amigo. Até porque ela precisa dessa mudança. Ela precise que você ame, que você ame loucamente o amor fino... O amor que só vem quando você consegue desconstruir aquele seu medo que te faz querer possuir tudo e estar seguro e no controle.

Estamos todos ensimesmados. E eu não estou falando de ser mais altruista, mais generoso e bonzinho. Não, isso é reflexo. Nós  esquecemos de ser simplesmente - e pior, nem reconhecemos essa luta... As pessoas acham que é natural se verem com tamanha crueldade e julgamento. Esquecemo-nos quem é dono do pensamento e achamos que somos ele. Esquecemo-nos quem é dono do corpo. E achamos que a realidade está ai. Você pode perder tudo o que tem, pode perder as pernas e as orelhas, mas você continua sendo você. E esse nós é o único foco que possibilita o fim deste conflito e o florescimento de outro valor....Só um valor  molda qualquer coisa. Só um valor realmente é mudar - só basta Se olhar. Eleições?! Eleições é só o fiapo de gelo que voa da ponta do iceberg. Passar um dia olhando os seus sentimentos, cada julgamento interno, cada julgamento externo, medo e cada sentimentozinho de culpa (nada inho)...Se dedicar um dia a isso de coração, já é uma revolução.

...Cai assim a ilusão do valor do "topo da cadeia alimentar"... Que topo, meu irmão? Que escadinha? O corpo é comido por vermes... E sabe qual é o paradoxo?  Sua luta com você mesmo só vai acabar quando descobrir que ter medo da não existência (ou da morte) não te leva a lugar nenhum, que não precisa ser aceito e sobreviver no medo e se ajustando a modelos milenários que são colocados e ser aprovado, que não precisa fazer uma pilha de coisas para se sentir seguro... Muito menos pra ser feliz.

Para o valor de guerra e violência existir, ele precisa partir de você.
A integridade começa no coração.

---------------------

Obrigada,

ao que Sou,
e ao reconhecimento de que sou Livre.


" If I can't live with myself. Who am I and who's that self that I can't live with ? " E. Tolle.




Nenhum comentário:

Postar um comentário